MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Engenharia Mecatrônica

Campus Divinópolis

CEFET-MG

Oportunidade de iniciação científica com bolsa

Terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Última modificação: Terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Os professores Valter e Luís selecionarão dois alunos para participarem de projetos de iniciação científica com bolsa. Cada aluno aprovado participará de um projeto, ambos vinculados a pesquisas de em andamento com participação de alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado). A atuação dos alunos de iniciação científica se dá no apoio aos alunos da pós-graduação, no desenvolvimento de exemplos numéricos e na aplicação prática dos resultados teóricos desenvolvidos nos sistemas disponíveis no Laboratório de Sinais e Sistemas, sala 315.

Perfil dos candidatos: ser pró-ativo, ter facilidade em trabalhar com manipulação de matrizes, gostar de aplicações práticas, gostar de programar em Python e MatLab e estar matriculado na Eng. Mecatrônica ou Eng. da Computação (Unidade Divinópolis). Desejável que o candidato esteja cursando atualmente entre o 4o e o 6o períodos.

Tempo do projeto: este projeto iniciará em março de 2022 e terminará em fevereiro de 2023.

Características dos projetos:

  1. Título: Desenvolvimento de técnicas de tratamento de incertezas nas funções de pertinência de sistemas fuzzy Takagi-Sugeno

Resumo: Trata-se de uma proposta de pesquisa a ser desenvolvida no CEFET-MG Unidade Divinópolis. O principal objetivo desta proposta de pesquisa é desenvolver formas de tratar incertezas na função de pertinência de um sistema fuzzy Takagi-Sugeno (T-S). Como consequência, condições inéditas de análise de estabilidade de sistemas de controle fuzzy T-S e síntese de controladores fuzzy T-S poderão ser obtidas. Os modelos fuzzy T-S são bastante utilizados para a representação de sistemas não lineares. Esses modelos fuzzy T-S são sistemas locais lineares ponderados pela função de pertinência, que é dependente das variáveis de premissas, que por sua vez podem ser os próprios estados do sistema. Como o controlador fuzzy T-S é também dependente da função de pertinência, isso resulta na necessidade de medir os estados a partir de sensores. Sabe-se que a leitura de sensores pode conter erros de medição ou até mesmo ruídos de medição, o que pode resultar em diferenças entre as funções de pertinências do modelo e do controlador. Diante disso, nas condições de análises e de síntese a serem desenvolvidas, será considerado que o sistema fuzzy T-S e o controlador fuzzy T-S não compartilham da mesma função de pertinência. Além disso, essas condições serão escritas como problemas de desigualdades matriciais lineares (LMIs, do inglês Linear Matrix Inequalities) e serão baseadas em uma candidata à função de Lyapunov. Pretende-se, também, fazer comparações com resultados semelhantes encontrados em artigos técnicos e científicos. Ademais, a ideia é fazer implementações práticas desses resultados a serem desenvolvidos. Para essas implementações práticas, serão utilizadas as plantas pilotos presentes no Laboratório Sinais e Sistemas do CEFET-MG Unidade Divinópolis. Para tanto, solicita-se um bolsista de iniciação científica para desenvolver estudos teóricos e práticos de sistemas não lineares contínuos ou discretos no tempo representados por modelos fuzzy T-S.

2 . Título: Controle de sistemas lineares via rede com acionamento por eventos.

Resumo: O controle via rede tem atraído bastante a atenção tanto da academia quanto da indústria na última década. Esse tipo de topologia de controle traz benefícios por ter custos de instalação e manutenção menores que os convencionais, pela flexibilidade, entre outros. Em contrapartida, o controle via rede traz desafios, pois pode haver perda de pacotes de informação, amostragem de sinais em intervalos variáveis,  atrasos de comunicação, erros de quantização, etc. Tais fatos motivam este projeto que apresenta uma proposta de iniciação científica a ser desenvolvida no CEFET-MG Campus Divinópolis, cujo objetivo é o estudo de  técnicas matemáticas para tratar o problema de sistemas de controle via rede acionados por eventos, de forma a assegurar a estabilidade da malha fechada. Além disso, pretende-se desenvolver condições inéditas para tanto para a análise de estabilidade quanto para a síntese de sistemas de controle via rede, a saber controladores e mecanismos de geração de eventos. Inicialmente, o aluno candidato estudará temas relacionados a sistemas lineares contínuos e discretos no tempo, ferramentas de álgebra linear, estabilidade de Lyapunov e desigualdades matriciais lineares (LMIs, do inglês Linear Matrices Inequalities). Em seguida, o aluno estudará os sistemas de controle via rede, acionados por eventos, focando nos desafios de controle e nas ferramentas matemáticas mais frequentemente usadas na literatura. Baseado nisso, espera-se que o aluno adquira uma formação básica sobre sistemas de controle via rede acionados por evento e também desenvolva condições de análise de estabilidade e de síntese para a classe de sistemas investigada. Essas condições serão comparadas com outras disponíveis na literatura para avaliação de desempenho. Pretende-se aplicar tais condições em plantas físicas disponíveis no Laboratório de Sinais e Sistemas do Campus Divinópolis.

Maiores detalhes sobre os projetos podem ser verificados nos documentos em anexo.

Inscrição: Os alunos interessados devem encaminhar e-mail para os professores Valter e Luís, nos endereços valter@ieee.org  e luis@cefetmg.br, até o dia 25/01/2022, terça-feira. O assunto do e-mail deverá ser Candidatura para vaga de IC – Nome do aluno. O candidato deverá anexar o histórico escolar (extrato do Sigaa é suficiente nesta etapa) e escrever no corpo do e-mail um parágrafo descrevendo sua motivação em participar do projeto.

Seleção: os professores agendarão entrevistas com os candidatos entre os dias 26/01/2022 e 28/01/2022. O resultado da seleção será divulgado até o dia 01/02/2022. Neste mesmo dia, os selecionados deverão providenciar as documentações necessárias para que sejam realizadas as indicações dos bolsistas.